Siga-me

SLIDES

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

O Ano da Graça do Senhor

O ser humano gosta, ou talvez até tenha alguma necessidade psicológica no que concerne a ritos de passagem. São ritos que levam o ser a internalizar o real significado de acontecimentos ou mudanças que ocorrem na vida individual e/ou coletiva. Assim sendo, surgiram alguns ritos de passagem como chá de bebê, chá de panela, despedida de solteiro, festa dos quinze anos, e entre tantos outros o reveillon, que marca a passagem de um ano para outro.
Sem querer despir as pessoas de sua doce ilusão, o Ano Novo nada mais é do que uma data, um dia como outro qualquer, que foi transformado pelos homens num rito de passagem, ou seja, o Ano Novo ficou sendo simplesmente isto: um marco, um diferencial para renovação das energias, dos projetos, um recobrar de ânimos.
Assim sendo, neste clima de passagem enquanto necessidade psicológica humana, não há nada de errado o Cristão festejar a entrada de um novo ano, desde que ele se mantenha na sobriedade típica dos Filhos de Deus. Isto significa que seu festejo vai diferir radicalmente daquele propagado pelas pessoas mundanas. Digo isto por existirem todas aquelas crenças que não fazem parte de nossa vida espiritual cristã, embora devamos respeitar que os pagãos o façam, pois elas fazem parte da cultura popular de vários povos, como pulinhos de ondas no mar, numerologia, comer baguinhos de romãs entre tantas outras práticas afins.
Para o Cristão não importa o número final do ano que se inicia, a cor da roupa íntima que será usada na passagem, os determinados alimentos que produzem sorte, e muito menos as famosas previsões de fim de ano. O que vai contar mesmo é o grau de plenitude de Amor cultivado em seu coração, que transbordará nesta passagem aos que o rodeiam.
A pessoa pode até usar algo simbólico, a roupa externa branca simbolizando a Paz, uma estampa na camisa com dizeres positivos, mas desde que isto não seja feito como ação supersticiosa, no sentido de que se não for usado trará má sorte.
Vou festejar a passagem do ano, de repente tomar uma taça de champanhe com a família e os amigos mais íntimos. Mas antes de tudo isto vou proclamar o Ano que se inicia como o Ano da Graça do Senhor, em que quero estar em união mais estreita com Ele, e que será o Ano de mais serviço no meu Ministério em Seu Nome. Amém!
Feliz Ano Novo no Senhor para todos os Seus Filhos!

N'Ele, que é Senhor de Eternidades, para maior Glória de Deus. Amém, Amém e Amém!
Eugênio Christi
Mais...

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

A Ressaca do Natal

É comum algumas pessoas apresentarem sintomas de ressaca no dia posterior a alguma festa. A alegria e a satisfação da bebida dão lugar a um período depressivo. O Natal não foge a regra. Bebe-se muito, tanto em casa como nas festas sociais.
Contudo, o Natal ainda apresenta outra ressaca: a do vazio interior. Depois dele, para muitos, fica aquela sensação de que tudo permanece o mesmo, e que o marasmo da vida vai continuar.
Fiz minhas observações neste Natal. As pessoas foram às compras. Comprar, comprar e comprar. E comprar. Nunca se comprou tanto. O saldo comercial foi positivo. Muitos corriam para não perder seus produtos, para não ficarem sem o seu... comprar.
Enquanto esperava minha vez numa gráfica para fazer uma impressão, uma senhora sensata puxou conversa. Ao tratarmos deste assunto, ela me disse que as pessoas pareciam malucas, como se este fosse o último Natal de suas vidas. E eu acrescentei que quando as pessoas tratam o Natal como se fosse o último de suas vidas, ele já não tem mais sentido como Natal, visto que em sua essência ele nada mais é que Nascimento ou Renascimento da Luz Divina em nós. Para aqueles que viveram este verdadeiro sentido do Natal, o dia pós-festa é um dia pleno de Graça, pleno de Luz e sentimento de real renovação.
Se o seu foi um Natal verdadeiro, compartilhe em Oração e Ação de Graças com o meu e o Natal de muitos Filhos de Deus. Caso o seu Natal tenha sido só... comprar,  ainda há tempo de rever seus conceitos e começar a viver o verdadeiro sentido do Natal (veja este sentido aqui).

Tudo isto tenho dito N'Ele, que é o Verdadeiro Sentido do Natal, para maior Glória de Deus. Amém, Amém e Amém!
Eugênio Christi
Tags: Natal, Ressaca, Vazio, Renascimento 
Mais...

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Na Manjedoura de Cada Um

Tudo muito corrido. Estressante também. O tempo está passando muito rapidamente e nós igualmente estamos passando de forma rápida com ele. Mas nos foi dito que no fim dos tempos os dias seriam abreviados, ou seja, seriam bem mais curtos.
Rapidamente chegamos a época natalina. Assim sendo a correria aumenta por causa da preparação das festas, das compras de presentes, viagens, guerras de marketing e tutti quanti. Mas... o aniversariante da festa está cada vez mais esquecido.
Muitos evangélicos, principalmente aqueles que entregaram seu cérebro para que um Pastor pense por eles, não comemoram o Natal, considerando-o uma festa pagã. De fato, o dia vinte e cinco de dezembro não é o dia verdadeiro do nascimento de Jesus Cristo entre os homens, pois esta data foi tardiamente escolhida pelos cristãos, e era usada pelos pagãos do reino de Constantino por ser o dia do solstício de inverno, o dia mais longo do ano, com o sol a pico iluminando e renovando a natureza. Não obstante isto, não há problema algum e é bom termos uma data para lembrarmos o evento que foi tão esperado pelos Patriarcas da Antiga Aliança, ou seja, a Encarnação do Verbo Divino nesta terra de exílio, a fim de propiciar a Reconciliação nossa com Deus.
Sim, Natal é justamente isto. É lembrança de que Jesus Cristo, Deus de Eternidades, se encarnou entre nós assumindo nossa pequenez, se fazendo pecado para resgatar os pecadores. É Deus se fazendo homem para que o homem participe da Divindade de Deus.
Mas não esqueçamos, a Bíblia não é um simples livro de eventos históricos e sim um livro eivado de Princípios Espirituais. E as coisas espirituais devem ser discernidas espiritualmente, nos ensinou o Apóstolo Paulo.
Apresso-me a dizer que não vejo o Natal simplesmente como um momento de lembrança de um acontecimento passado. Muito pelo contrário, é um momento de prepararmos a manjedoura de nosso coração para que o Cristo nele venha fazer Sua morada. Pois Cristo pode nascer mil vezes em Belém, mas se não nascer uma vez em seu coração, irmão leitor, o Mistério da Encarnação não fará sentido algum para você.
O que importa realmente é que, com a sua Encarnação, Jesus infundiu Nova Vida nos Filhos de Deus e fez novas todas as coisas. Enfim, Ele veio cumprir a sublime promessa professada na Fé pelo Profeta Isaías: "um menino nos nasceu, um filho nos foi dado; a soberania repousa sobre seus ombros, e Ele se chama: Conselheiro admirável, Deus forte, Pai eterno, Príncipe da paz" (Is 9, 5). Ou seja, o maior Dom que Nosso Pai poderia ter nos concedido.
E como podemos discernir o sentido espiritual da Encarnação do Verbo de Deus entre os homens?
Cristo é formado em nós. Esta criança, o Conselheiro admirável, Deus forte, Pai eterno, Príncipe da paz, como nos professou Isaías, deve ser cuidado em nós como uma mãe cuida de um recém nascido, até que atinja maioridade e tome as rédeas de todas as coisas que a Ele pertencem.
A partir desta ótica podemos dizer que esta é a verdadeira preparação do Natal: preparar nossa casa (o coração) e nela instalar a manjedoura (um nicho simples, despojado de toda pujança material e orgulho), deixando que no silêncio e recolhimento interior (a Noite silenciosa) Cristo nasça em nós como cumprimento da promessa divina. E todo o universo, tanto na sua dimensão espiritual (os Anjos, a Estrela) quanto na sua dimensão material (os Reis Magos, os pastores) vem para servir o Príncipe recém nascido.
E reitero que não vejo o Natal simplesmente como um momento de lembrança de um acontecimento passado. Muito pelo contrário, é um momento de prepararmos a manjedoura de nosso coração para que o Cristo nele venha fazer Sua morada. E novamente repito: Cristo pode nascer mil vezes em Belém, mas se não nascer uma vez em seu coração, o Mistério da Encarnação não fará sentido algum para você.
Neste sentido, e somente neste sentido, desejo a você um Feliz e Abençoado Natal.
 
Tudo isto tenho dito diante de Deus, dos Homens e dos Anjos, para maior Glória de Deus. Amém, Amém e Amém!
Eugênio Christi

Tags: Natal, Renovação, Novo Nascimento em Jesus Cristo
Mais...

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

O Princípio Espiritual 90/10

De vez em quando, resolvo incluir textos de outras pessoas que acho interessante. Este, por exemplo, recebi de uma amiga por e-mail.

O PRINCÍPIO 90 / 10 - Stephen Covey
Que princípio é este? Os 10% da vida estão relacionados com o que se passa com você, os outros 90% da vida estão relacionados com a forma como você reage ao que se passa com você.
O que isto quer dizer? Realmente, nós não temos controle sobre 10% do que nos sucede. Não podemos evitar que o carro enguice, que o avião atrase, que o semáforo fique no vermelho. Mas, você é quem determinará os outros 90%.. Como? Com sua reação.
Exemplo: você está tomando o café da manhã com sua família.
Sua filha, ao pegar a xícara, deixa o café cair na sua camisa branca de trabalho. Você não tem controle sobre isto. O que acontecerá em seguida será determinado por sua reação. Então, você se irrita. Repreende severamente sua filha e ela começa a chorar. Você censura sua esposa por ter colocado a xícara muito na beirada da mesa.. E tem prosseguimento uma batalha verbal.
Contrariado e resmungando, você vai mudar de camisa. Quando volta, encontra sua filha chorando mais ainda e ela acaba perdendo o ônibus para a escola. Sua esposa vai pro trabalho, também contrariada. Você tem de levar sua filha, de carro, pra escola. Como está atrasado, dirige em alta velocidade e é multado. Depois de 15 min. de atraso, uma discussão com o guarda de trânsito e uma multa, vocês chegam à escola, onde sua filha entra, sem se despedir de você. Ao chegar atrasado ao escritório, você percebe que esqueceu de sua maleta. Seu dia começou mal e parece que ficará pior. Você fica ansioso pro dia acabar e quando chega em casa, sua esposa e filha estão de cara fechada, em silêncio e frias com você.
Por quê? Por causa de sua reação ao acontecido no café da manhã. Pense: por quê seu dia foi péssimo?
A) por causa do café?
B) por causa de sua filha?
C) por causa de sua esposa?
D) por causa da multa de trânsito?
E) por sua causa?
A resposta correta é a E. Você não teve controle sobre o que aconteceu com o café, mas o modo como você reagiu naqueles 5 min. foi o que deixou seu dia ruim.
O café cai na sua camisa. Sua filha começa a chorar. Então, você diz a ela, gentilmente: "está bem, querida, você só precisa ter mais cuidado". Depois de pegar outra camisa e a pasta executiva, você volta, olha pela janela e vê sua filha pegando o ônibus. Dá um sorriso e ela retribui, dando adeus com a mão.
Notou a diferença? Duas situações iguais, que terminam muito diferente. Por quê? Porque os outros 90% são determinados por sua reação.
Aqui temos um ex. de como aplicar o Princípio 90/10. Se alguém diz algo negativo sobre você, não leve a sério, não deixe que os comentários negativos te afetem. Reaja apropriadamente e seu dia não ficará arruinado.
Como reagir a alguém que te atrapalha no trânsito? Você fica transtornado? Golpeia o volante? Xinga? Sua pressão sobe? O que acontece se você perder o emprego? Por quê perder o sono e ficar tão chateado? Isto não funcionará. Use a energia da preocupação para procurar outro trabalho. Seu vôo está atrasado, vai atrapalhar a sua programação do dia. Por quê manifestar frustração com o funcionário do aeroporto? Ele não pode fazer nada. Use seu tempo para estudar, conhecer os outros passageiros. Estressar-se só piora as coisas.
Agora que você já conhece o Princípio 90/10, utilize-o. Você se surpreenderá com os resultados e não se arrependerá de usá-lo. Milhares de pessoas estão sofrendo de um stress que não vale a pena, sofrimentos, problemas e dores de cabeça. Todos devemos conhecer e praticar o Princípio 90/10.
Pode mudar a sua vida!

MEU COMENTÁRIO:
Este princípio se encontra nos Ensinos de nosso Mestre, Jesus O Cristo, embora nem tão explícito assim:
"Não resistais ao mal", Amar ao próximo como a ti mesmo, "Não vos preocupeis com o dia de amanhã", "De que adianta ganhar o mundo inteiro e perder a própria Alma?" 

Tudo isto tenho dito Nele, que é Nosso Porto Seguro, para maior Glória de Deus. Amém, Amém e Amém!
Eugênio Christi
Mais...
 
2009 Template Costumizavel Slide | Templates e Acessórios