Siga-me

SLIDES

sábado, 26 de fevereiro de 2011

A Nova Destruição

Estamos vivendo tempos de Destruição. Não destruição de povos, nações e reinos materiais, mas destruição daquilo que levamos bem mais tempo para construir: nossos valores e nossa interioridade.
Bem, não sei quem é este Michael Ellner*. Mas também não importa no momento. O que importa é a conclusão genial a que ele chegou ao analisar a situação em que vivemos hoje em nosso mundo.
Pensamos que estamos contruindo pontes entre o passado e o futuro. Pensamos estar melhorando nossa saúde, nossa estimativa de vida. Pensamos estar caminhando para um mundo mais justo e para uma real democracia plena de liberdade. Também pensamos estar chegando a uma nova era de espiritualidade.
Mas Michael Ellner diz:

"Basta olhar para nós. Tudo está ao contrário, está de cabeça para baixo. Os médicos destroem a saúde, os advogados destroem a justiça, as universidades destroem o conhecimento, os governos destroem a liberdade, a grande mídia destroí as informações e as religiões destroem a espiritualidade".

Quando verifico que um remédio cura uma patologia e causa outra; que na universidade aprendemos um conhecimento que não tem muito a ver com a vida real; que vivemos numa pseudodemocracia e numa liberdade de fantasia; que as notícias são pasteurizadas pela hegemonia político-econômica mundial; que as Igrejas já não são mais a Congregação dos que amam e buscam viver como Cristo Jesus...
Vejo que Michael Ellner conseguiu traduzir os tempos em que vivemos.
Mas como temos a Vida de Cristo em nós, continuamos insistindo em ser Aquilo que Ele Foi, É e sempre Será: A Luz do Mundo.
*Peguei a citação de Michael Ellner em http://revelatti.blogspot.com/
 
Tudo isto tenho dito diante de Deus, dos Homens e dos Anjos, para maior Glória de Deus. Amém, Amém e Amém!
Eugênio Christi
Mais...

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Deus pode não existir realmente

Penso que praticamente todas as pessoas saudáveis mentalmente, pelo menos uma vez na vida tenham questionado sobre a real existência de Deus.
As coisas de Deus são simples quando compreendidas ao nível do Coração, da Intuição Espiritual. Porém, realmente, a nossa razão e linguagem não estão capacitadas para abarcarem os Mistérios Divinos. Vejamos um pequeno detalhe à primeira vista, mas que não é tão pequeno assim.
Quando alguém afirma que Deus existe, o que realmente está querendo dizer? Que Ele existe como as coisas que estão fora de nós? Que Ele existe em algum ponto escondido no Universo? Ou que Ele seja um simples conceito mental?
Eu sempre digo às pessoas que nossa razão não tem condições de afirmar alguma coisa categoricamente sobre Deus, mas que por meio dela nós podemos refletir sobre o conceito que temos d’Ele ou refletir sobre o que compreendemos da Revelação que Ele fez de si mesmo ao longo da história da humanidade.
Assim sendo, afirmo que Deus pode não existir mesmo.
Herege! Para o fogo da Inquisição! Cristianus ad Leonem! É o brado dos fundamentalistas que me lerão. Contudo, este brado só poderá ser dito por aqueles que abdicaram do uso da Razão que o Senhor nos concedeu ou que ignoram os princípios básicos da Filosofia e da Lógica. Entre os Cristãos, principalmente entre os evangélicos, muitos acham que a Filosofia e o uso da Razão é coisa do Tibinga. Arggg!
Existir vem de duas palavras latinas ex (para fora) e sistere (ser), ou seja, existir é ser para fora. Assim sendo, Deus não pode ser para fora dele mesmo, não pode existir como as coisas existem.
E se tomarmos a Revelação dada a Moisés, Deus simplesmente É: Eu Sou o que Sou. E o Senhor enquanto encarnado entre nós constantemente afirmava a Verdade do Eu Sou.
É evidente que a maioria das pessoas continuará a afirmar que Deus existe; mas nós sabemos que dentro de uma compreensão mais profunda é mais correto afirmar que Deus É.
Fiz esta reflexão a partir do momento em que li as palavras de um sutil teólogo franciscano, Duns Scotus (+1308) que escreveu: "Se Deus existe como as coisas existem, então Deus não existe". Ou seja, Deus não é da ordem das coisas que podem ser encontradas e descritas pela Razão. É a Precondição e o Suporte para que estas coisas existam. Sem Ele as coisas teriam ficado no nada ou voltariam ao nada. Esta é a natureza de Deus: não ser uma simples coisa, mas a Origem das coisas.
Eu creio firmemente que somente Deus É. Nós somos somente se estivermos unidos a Ele. Eu Sou a árvore e vós sois os Ramos, disse Cristo Jesus.
 
N'Ele que sempre É, para maior Glória de Deus. Amém, Amém e Amém!
Eugênio Christi
Mais...

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Te Falta apenas uma Coisa

PresençaJesusÉ em Lc 18:22 que encontramos esta Palavra diretamente dirigida àqueles que ainda defendem instituições, denominações, religiões, que obedecem mais seus estatutos do que os Princípios do Evangelho.
Nesta passagem Jesus não se dirige a uma pessoa comum. Mas a um príncipe muito religioso, seguidor austero dos preceitos mosaicos. Como um príncipe, era alguém que a sociedade tratava com muito respeito e com honrarias mundanas.
Vejamos o desenrolar do encontro de Jesus com este jovem príncipe.
Ele se mostra refinado e de boa educação, também um pouco adulador: “Bom Mestre” – é assim que ele se dirige ao Senhor.
Se mostra também cheio de boas intenções ao perguntar a Jesus o que devia fazer para ganhar a Vida Eterna.
Mas seu coração estava preso às coisas terrenas, à letra morta da Lei, ao ritualismo da religião judaica. Ele cumpria toda a Lei, mas seu coração estava longe do Deus vivo.
Ao olharmos para as Instituições de hoje não vemos nada de diferente. Pessoas cumprindo mais os preceitos religiosos do que os preceitos do Evangelho. Pessoas seguindo pastores-padres-gurus e não ao Senhor Jesus Cristo.
Realmente… perdemos o rumo. Que o Espírito Santo nos guie para darmos ainda uma resposta digna ao mundo perdido.
Mais...

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

As Bênçãos de Deus são Maiores

Estamos chegando ao início das aulas. Como tudo de importante que temos na vida, o estudo também deve ser iniciado com os pensamentos em Deus, o Senhor das Luzes e de todo o Saber. Devemos pedir auxílio e iluminação do Espírito Santo de Deus, a fim de que possamos internalizar o conhecimento e torná-lo verdadeira Sabedoria para a vida. Começar o ano estudantil com a proteção divina é esperar mais uma das Bênçãos que o Senhor tem para nós. Estudar nos faz bem, contudo, estudar com as Bênçãos de nosso Pai Eterno nos faz melhores.
Mas infelizmente nem sempre estamos atentos para as Bênçãos que Deus nos envia.
Havia no alto de uma montanha três árvores que sonhavam o que seriam depois de grandes.
A primeira, olhando as estrelas, disse: "Eu quero ser o baú mais precioso do mundo, cheio de tesouros". A segunda, olhando o riacho, suspirou: "Eu quero ser um navio grande para transportar reis e rainhas". A terceira olhou para o vale e disse: "Quero ficar aqui na montanha e crescer tanto que as pessoas, ao olharem para mim, levantem os olhos e pensem em Deus".
Muitos anos se passaram e certo dia três lenhadores cortaram as árvores que estavam ansiosas em ser transformadas naquilo que sonhavam. Mas os lenhadores não costumavam ouvir ou entender de sonhos... que pena!
A primeira árvore acabou sendo transformada em cocho de animais coberto de feno. A segunda virou um simples barco de pesca, carregando pessoas e peixes todos os dias. A terceira foi cortada em grossas vigas e colocada de lado num depósito. Então, desiludidas e tristes, as três perguntaram: Porque isto? Entretanto, numa bela noite, cheia de luz e estrelas, uma jovem mulher colocou seu bebê recém-nascido naquele cocho de animais. E de repente, a primeira árvore percebeu que continha o maior tesouro do mundo.
A segunda árvore estava transportando um homem que acabou por dormir no barco em que se transformara. E quando uma tempestade quase afundou o barco, o homem levantou-se e disse: "PAZ". E a tempestade acabou! Então, a segunda árvore entendeu que estava transportando o Rei do céu e da terra!
Tempos mais tarde, numa sexta-feira, a terceira árvore espantou-se quando suas vigas foram unidas em forma de cruz e um homem foi pregado nela. Logo sentiu-se horrível e cruel. Logo eu? Mas, no domingo seguinte, o mundo vibrou de alegria. E a terceira árvore percebeu que nela havia sido pregado um homem para a salvação da humanidade e que as pessoas sempre se lembrariam de Deus e de seu Filho ao olharem para ela.
As árvores haviam tido sonhos e desejos. Mas as realizações foram mil vezes maior do que haviam imaginado.
Sim, Deus pode realizar nossos sonhos em medida bem maiores do que imaginamos, basta que entreguemos a Ele a condução de nossa vida (inclusive nossos estudos), como o fizeram sonhadores bíblicos como Abraão, Jacó, José, Davi e outros.

Nele, que é o doador das Bênçãos Divinas, para maior Glória de Deus. Amém, Amém e Amém!
Eugênio Christi
Mais...
 
2009 Template Costumizavel Slide | Templates e Acessórios