Existe uma palavra em grego – metanóia – que é muito interessante conhecermos quando o assunto é transformação da mente. Embora comumente traduzida por arrependimento, ela também tem outros sentidos como conversão e renovação da mente pelo Espírito.
Não é à toa que a Bíblia traz na Carta aos Romanos o seguinte ensinamento: Transformai-vos pela renovação espiritual de vossas mentes (Rm, 12, 2).
Neste axioma já temos um método para esta tão necessária transformação. Ou seja, podemos mudar a tonalidade de nossos pensamentos mediante meditação em assuntos espirituais. Ao dirigirmos nossos pensamentos para conteúdos espirituais, com teor positivo e voltados para o bem, fazemos a conversão de nossa mente.
Só este método seria suficiente se as pessoas levassem mais a sério seu desenvolvimento espiritual. A questão é que mesmo aqueles que cursam algum caminho religioso ou freqüentam alguma igreja, na maioria das vezes o fazem por tradição e não por verdadeira convicção. E como conseqüência, acabam caindo de padrão mental, deixando de usufruírem os benefícios da Vida no Espírito. Pois do contrário, facilmente trocariam sua mente pela Mente de Cristo. Porque está escrito: Tende-vos a Mente de Cristo.
Por causa desta deficiência, apresento ainda outro método.
Muito se fala hoje sobre o poder da mente, sobre a influência que tem os pensamentos em nossa vida, da necessidade de se manter o pensamento elevado, de se cultivar bons pensamentos. Mas estão esquecendo o principal, que é a necessidade de se trabalhar com os padrões mentais.
O padrão mental comporta a tonalidade daqueles pensamentos enraizados, fixos e que sempre se apresentam nas diversas situações, levando o indivíduo a ter praticamente as mesmas posturas em todas elas.
Enquanto escrevo me lembro de um rapaz que um dia me procurou. Dornelles tinha alguns pensamentos negativos em relação às mulheres, de que elas são falsas, vulgares e chatas. Isto virou um padrão mental em Dornelles. Ele acabou aplicando este padrão no seu relacionamento com a mãe, com a esposa, com a filha e com as colegas da empresa. Percebendo o desastre que estava virando sua vida, resolveu buscar ajuda; estava praticando o que havia aprendido em livros e num Workshop de auto-ajuda, sem muitos resultados. É que ele havia aprendido que devia mudar seus pensamentos de negativos para positivos quando se apresentassem. Mas no caso de Dornelles não bastava apenas mudar os pensamentos momentâneos que se apresentavam durante o dia; era necessário antes de qualquer coisa mudar o seu padrão mental. Foi o que ele fez depois de me ouvir e fazer um tratamento psicoespiritual comigo, revertendo toda a situação.
Retirado do meu livro O Poder Espiritual de sua Mente, p.24 - 25 (no prelo).
Tudo isto tenho dito diante de Deus, dos Homens e dos Anjos, para maior Glória de Deus. Amém, Amém e Amém!
Eugênio Christi
0 comentários:
Postar um comentário
Seja um rolo compressor em cima da ignorância. Comente!