Siga-me

SLIDES

terça-feira, 19 de abril de 2011

A TRAGICÔMICA SAGA DA VIDA

A Saga da Vida é a saga da inquietude. O homem vive inquieto. Em todos os seus poros sua marca registrada parece ser a inquietação. É inquieto sobre sua verdadeira origem, inquieto sobre seu destino último.
Santo Agostinho uma vez escreveu que o Coração humano só descansa quando encontra a Deus. Mas Agostinho que me perdoe: pra mim até mesmo a busca de Deus é recheada de inquietações.
Mas por que então o homem vive inquieto?
Por que ele vive fora do seu eixo, descentrado. Buscando fora aquilo que está bem dentro dele.
Rajneesh narra em um de seus contos a seguinte história:
Eu estive lendo a respeito de um piloto que estava voando sobre a Califórnia com um amigo. Ele lhe disse: "Veja lá embaixo aquele belo lago. Eu nasci perto dele, ali está a minha vila".
Ele apontou para uma pequena vila numa colina próxima ao lago. E ele disse: "Eu nasci ali e quando eu era criança eu costumava sentar próximo ao lago para pescar. Pescar era o meu hobby. Mas naquela época, quando eu era criança e pescava no lago, os aviões sempre costumavam cortar o céu, passando sobre a minha cabeça, e eu sonhava com o dia em que eu próprio me tornaria um piloto e estaria pilotando um avião. Aquele era meu único sonho. Agora ele está realizado e que miséria! Agora eu continuamente olho para aquele lago lá em baixo e fico pensando no dia em que eu estiver aposentado para poder ir pescar nele de novo. Aquele lago é tão lindo..."
Ou seja, o rapaz desta anedota vivia inquieto querendo estar onde pairava os aviões, esquecendo de prestar atenção nas belezas do lago que estava a seu alcance; no momento em que estava pairando com os aviões começou a perceber que havia muito mais no lago do que no vôo dos aviões.
Nestes tempos de correria, de futilidades, buscar a serenidade, ficar centrado, prestar atenção a tudo para sugar ao máximo a seiva da Vida, é a nossa grande força.

Tudo isto tenho dito diante de Deus, dos Homens e dos Anjos, para maior Glória de Deus. Amém, Amém e Amém!
Eugênio Christi

1 comentários:

+ Padre Damásio disse...

Sábias e iluminadas palavras
Reverendo Eugênio, que tenha uma feliz pascoa.
Seu amigo e irmão no sacerdócio.
+Pe Damasio

Postar um comentário

Seja um rolo compressor em cima da ignorância. Comente!

 
2009 Template Costumizavel Slide | Templates e Acessórios