Siga-me

SLIDES

quarta-feira, 13 de abril de 2011

REALENGO, DEUS E A NOVA HERESIA

Já havia escrito em outro Post que sempre quando ocorre alguma catástrofe, seja ela natural ou provocada pelas mãos do homem, surgem reflexões sobre a ação ou omissão de Deus em tais eventos. Novamente tivemos uma situação em que esta reflexão fica sendo necessária.
Falo da chacina ocorrida em Realengo, no Rio, na qual Wellington Menezes mostrou mais uma vez o lado doentio de nossa (des)humanidade.
Ocorreu igualmente um fato interessante no mesmo momento. A Mídia informou que Mateus Moraes, 13 anos, foi talvez o único aluno que teve a clemência do atirador Wellington Menezes, na Escola Municipal Tasso Vieira, em Realengo. Enquanto o criminoso disparava, frio e impassível contra seus colegas, Mateus orava perto do quadro negro, sem ser incomodado, na sala 1801, no primeiro andar do prédio da escola.
Eu estava em pé e era um dos mais nervosos. Pedi para ele não me matar, e ele disse: ‘Fica tranqüilo que não vou te matar.’ E não atirou em mim”, contou o menino.
Uma possível explicação, acredita Mateus, é o fato de que ele ficou o tempo todo orando. Fiel da Igreja Assembléia de Deus, o menino atribui a uma força superior o fato de ter saído vivo do ataque. “Deus me protegeu”, disse.
Pronto! Era só o que faltava para aqueles Cristãos que acham que cabeça é só para segurar os cabelos, começarem a disseminar coisas do tipo: o menino foi salvo porque é Crente, porque é Evangélico, porque pertence à Assembléia de Deus e os outros que morreram são os perdidos.
Mas que Deus é este em que as pessoas acreditam, que salva uma criança e abandona as outras porque não são de certa denominação ou de uma determinada corrente de Cristianismo?
Por isto que continuo afirmando que a maioria dos Cristãos criou um Deus à sua imagem e semelhança para sua própria satisfação e auto-ilusão.
Ainda bem que o Espírito de todos os Espíritos não se presta a estes caprichos, e seus caminhos não são os mesmos do homem.
O mérito do menino Mateus não está em ser Cristão, em ser Evangélico e muito menos em ser da Assembléia de Deus. O mérito está em pura e simplesmente ter se lembrado da Presença do Senhor naquela situação, em ter praticado a Oração. Com isto ele se elevou do nível mental e espiritual daquele momento, que estava propenso à tal fatalidade, para o nível em que o auxílio espiritual pudesse ocorrer.
Ele aprendeu tudo isto, é claro, por ser Cristão e pertencer à Assembléia de Deus. Mas isto qualquer pessoa que tivesse a mesma postura em tal situação poderia obter a mesma solução, independente de ser desta ou daquela denominação religiosa.
E tem ainda outra coisa: mesmo com a prática da Oração não significa que a solução chegará da forma que esperamos. O menino poderia morrer mesmo assim, como os outros. Deus é soberano, pode e sabe fazer o que quer, e infinitamente Sábio, tendo muitos caminhos e muitas outras moradas para que as pessoas possam continuar a saga da Vida, como Ele mesmo o afirmou pela Revelação.
Não foi o próprio Jesus Cristo que orou para que o Pai afastasse dele o Cálice da amargura? Mesmo assim Ele se resignou aos planos maiores do Pai em prol de nossa fragilidade.
Pai, peço pela proteção dos Seus, pois estamos ainda no Mundo! Mas peço também pelas luzes do Teu Espírito, a fim de que os Cristãos percebam de uma vez por todas que o Cérebro nos foi dado para... PENSAR.
 
N'Ele, que pensa em todos os instantes, para maior Glória de Deus. Amém, Amém e Amém!
Eugênio Christi

0 comentários:

Postar um comentário

Seja um rolo compressor em cima da ignorância. Comente!

 
2009 Template Costumizavel Slide | Templates e Acessórios