Siga-me

SLIDES

quarta-feira, 29 de junho de 2011

A METAFÍSICA: ANTÍDOTO CONTRA O MATERIALISMO

Já faz algum tempo que encontrei em uma de minhas leituras, numa revista da qual não me lembro o nome, um artigo no qual alguns cientistas, que para convencerem as pessoas de que não existe nada além da matéria, afirmavam que assim como o fígado secreta a bílis o cérebro secreta o pensamento. Ou seja, nossos pensamentos nada mais seriam que simples ação química de nosso cérebro.
Quanta falta de reflexão e racionalidade sadia!
Certo dia um neuro-cirurgião e um astronauta ateu conversavam.
O astronauta disse: - Vivo lá em cima, no "céu" e nunca vi nenhum Deus!
O neuro-cirurgião respondeu: - Quase todos os dias abro cabeças e nunca vi nenhum pensamento!
Ora, para o conhecimento verdadeiro sobre a realidade espiritual, mister se faz alguns estudos no campo da Metafísica. A Metafísica é uma disciplina filosófica que estuda o SER das coisas, sua essência, ou seja, o que está além do físico.
Todas as coisas que vemos são manifestação do SER destas mesmas coisas. Não vemos a essência das coisas, mas sua manifestação.
O visível procede do invisível.
Eu digo ainda que se as pessoas estudassem um pouco mais de Metafísica, haveria bem menos confusão no âmbito religioso, visto que no meu entender a compreensão espiritual de todas as religiões se dá melhor pelo viés metafísico.
Mas enfim, qual a importância real da Metafísica?
Malgrado o nome que se possa dar a este estudo, o que se pesquisa é o fundamento da realidade, seja ela humana, da natureza ou do social.
Ora, a física também busca o fundamento da realidade. Estudamos a força. Mas alguém algum dia viu a força? Vemos o seu efeito, mas não a força. No entanto, Newton estabeleceu uma fórmula para que ela fosse medida e assim trabalhada. Mas existe muito mais no real que ainda não pode ser medido e manipulado. Todavia existe.
A realidade está perdendo a necessidade de ser caracteristicamente tão palpável, tão concreta, a fim de continuar sendo considerada realidade.
Hoje a tecnologia nos proporciona um melhor entendimento do poder da Metafísica. Artigos não físicos como informação, fibras óticas, softwares, o mundo da Web, todos estes artigos quase sem “corpo físico” estão rapidamente se tornando artigos de prosperidade. Podemos ver que o computador experimentou ainda um crescimento exponencial em poder e capacidade. Quanto menor o microchip, mais informações armazenadas, mais poderoso se torna o computador.
Isto tudo leva as pessoas a aceitarem a metafísica com mais facilidade, e a entenderem melhor quando se fala no assunto. Estas noções funcionam como metáforas que auxiliam o homem a entender sua realidade, principalmente sua dimensão espiritual.  
Respeito quem nega a realidade metafísica, contudo, penso que quem a nega faz como aquele ignorante que ao apontar o dedo para a lua, ao invés de admirar a real beleza de nosso satélite natural, fica apenas admirando a beleza do próprio dedo.
N'Ele, que não deixa de ser Essência Metafísica, para maior Glória de Deus. Amém, Amém e Amém!
Eugênio Christi

0 comentários:

Postar um comentário

Seja um rolo compressor em cima da ignorância. Comente!

 
2009 Template Costumizavel Slide | Templates e Acessórios