Siga-me

SLIDES

quarta-feira, 9 de março de 2011

Vestido de Saco e Cinzas

Os que estudam a tradição espiritual judaico-cristã sabem que, no Antigo Testamento, os Judeus tinham um período anual no qual realizavam algumas práticas rituais de purificação dos pecados, um momento forte de penitência de todo o povo diante do Senhor. O período era chamado Yon Kippur e uma das práticas rituais era a tradição que levava o penitente a se vestir de “saco e cinzas”. Na verdade, se consistia em um gesto simbólico, retratando uma postura interior de arrependimento, de conversão (metanóia), afirmando que nada somos sem contarmos com a Misericórdia do Senhor.
Os primeiros cristãos observavam com grande devoção os dias da paixão e ressurreição de nosso Senhor, e se fez costume na Igreja preparar-se para esses dias por meio de um período de penitência e jejum, durante os quarenta dias que antecedem a Páscoa da Ressurreição, imitando Jesus que orou e jejuou por quarenta dias antes de iniciar sua missão. Este período da Quaresma proporcionava a ocasião na qual os catecúmenos eram preparados para o Santo Batismo. Era a ocasião, também, para que todos os que se haviam separado do corpo dos fiéis por causa de pecados notórios, pudessem ser reconciliados por meio da penitência e do perdão, reingressando à comunhão da Igreja.
É evidente que penitência, jejum e oração devem ser práticas constantes na vida de um Cristão e não somente no período da quaresma. Contudo, vejo como salutar para a disciplina dos crentes um período forte de preparação, não só para bem comemorarmos a Páscoa do Senhor, mas principalmente para que a Ressurreição de Cristo Jesus se faça real em nossas vidas. A Igreja Católica Ortodoxa e a Igreja Católica Romana desde sempre continuaram com esta prática, seguida por outras Igrejas como a Anglicana e a Galicana.
 
Tudo isto tenho dito diante de Deus, dos Homens e dos Anjos, para maior Glória de Deus. Amém, Amém e Amém!
Eugênio Christi

3 comentários:

Cb Alvaro disse...

Claro, Claro! Jesus não é suficiente para purificar os pecados daqueles que se arrependem; tem que ter um ritual para dar uma ajudazinha. Fala sério!!! Amigo, salutar é entregar a vida pra Jesus e ter uma relação de amor com ele. Ritual é coisa do judaísmo. E pra vc ver, seus ritos eram tão "eficazes" que Jesus aboliu tudo e se tornou "Ele mesmo" o único ritual e sacrifício perfeito, por meio da fé.

"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
Não vem das obras, para que ninguém se glorie"
Efésios 2:8-9

Eugênio Christi disse...

Realmente, salutar é entregar a Vida para Jesus e ter um relacionamento com Ele. Mas dizer que Jesus aboliu tudo, aí complica. Mas não vou discutir, porque com Evangélico fundamentalista não se discute, ele sabe TUDO de salvação. Como não sou evangélico (e nem quero ser) continuo aprendendo do Evangelho e de Jesus Cristo.

Cb Alvaro disse...

Meu amado Eugênio, sinto-me feliz por vc aceitar e responder ao meu comentário.
Que o nosso Senhor e Salvador continue lhe abrindo as portas do entendimento, e derramando as suas ricas bênçãos sobre a sua vida.
"Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti".
Salmos 119:11

Postar um comentário

Seja um rolo compressor em cima da ignorância. Comente!

 
2009 Template Costumizavel Slide | Templates e Acessórios